Missão


Como missão a Associação Portuguesa de Imprensa defende e promove um setor editorial independente, modelos de negócio inovadores e sustentáveis e apoia os pequenos editores no processo de modernização.
Acreditamos que uma imprensa livre e sustentável é um dos pilares fundamentais numa sociedade democrática.
A nossa paixão é o futuro da Imprensa.
Acreditamos que a sustentabilidade do negócio é garantia de independência e integridade editorial. É esta a marca que queremos deixar para as próximas gerações.
Ao longo dos nossos mais de 50 anos de existência temos vindo a desenvolver serviços e soluções para que os nossos Associados encontrem sempre uma resposta aos desafios e problemas que atingem o nosso setor.
Queremos antecipar tendências e proporcionar aos nossos Associados a possibilidade de troca de experiências com outros profissionais do setor, tanto a nível nacional como internacional.
Estamos abertos à inovação e promovemos a diversidade e integridade.
Trabalhamos por uma Imprensa forte, sustentável e dinâmica.

História

A Associação Portuguesa de Imprensa foi fundada em 1960 como Grémio Nacional de Imprensa Regional, tendo sido transformada, em 1975, em Associação de Imprensa Não-Diária. Em Setembro de 2004, adotou a atual designação de Associação Portuguesa de Imprensa.

A APIMPRENSA é a maior e mais representativa associação empresarial de Imprensa em Portugal. Com mais de 200 empresas associadas, representa cerca de 450 títulos de âmbito nacional, regional, especializado, técnico-profissional e digital.

A Associação Portuguesa de Imprensa possui um elevado conhecimento das lacunas das empresas jornalísticas de âmbito regional e local – as quais, na maioria, estão filiadas nesta associação, – e em várias circunstâncias a API tem sido solicitada pelos associados para ajudar a procurar recursos e apoios que possam inverter a tendência crescente de degradação das edições dos jornais publicados, sobretudo as mais antigas.

Na qualidade de associação do setor dos media - é a maior e a mais representativa em Portugal -, possui um papel determinante por três razões fundamentais:

i) Representa alguns dos principais editores de jornais e revistas;
ii) Possui uma posição privilegiada em termos de relacionamento institucional com outros organismos;
iii) Tem participado e acompanhado discussões e iniciativas nacionais e internacionais relacionadas com a área de atividade dos seus Associados.

Corpos Sociais

2016-2018

Equipa

Secretária-Geral

Joana Ramada Curto
Contratação colectiva de trabalho
joanaramadacurto@apimprensa.pt

Assessoria da Direcção

Vanessa Silvestre
Eventos, comunicação e legislação
vanessa.silvestre@apimprensa.pt

Assessoria da Direcção

Ana Cristina Cruz
Direitos de autor e conteúdos
anacristina@apimprensa.pt

Geral

Lúcia Silva
Serviços administrativos e contabilidade
luciasilva@apimprensa.pt

Geral

Joana Pires Teixeira
Assuntos europeus e acordo de correio editorial
joanapt@apimprensa.pt

Relações Institucionais