API e Editores reagem ao fecho da Distrinews II

Publicada há 2 meses atrás (Sexta-feira, 08 de Setembro de 2017)

DISTRINEWS II SUSPENDEU PAGAMENTOS DAS VENDAS DE PUBLICAÇÕES
API e editores analisam consequências
e exprimem preocupação pela suspensão de pagamentos

Na sede da Associação Portuguesa de Imprensa (API) decorreu uma reunião de editores de publicações periódicas, com vista a analisar as consequências da interrupção de pagamentos por parte da distribuidora de publicações periódicas Distrinews II.
A Distrinews II, do Grupo Urbanos, já no início do corrente ano deixou de distribuir os jornais “Público” e “A Bola”, tendo na altura referido, em comunicado, que “face à evolução deste sector, optámos por nos dedicar em exclusivo à distribuição de publicações e produtos cuja periodicidade não seja diária”.
A verdade é que a situação da distribuidora se veio agravando, e agora interrompeu mesmo a os pagamentos das vendas das publicações periódicas, com todas as consequências daí resultantes de que avultam os impactos de natureza económica e financeira afetando gravemente a tesouraria dos editores que distribuíam as suas publicações pela Distrinews II e que já registam mais de 60 dias de atraso nos recebimentos das suas vendas.
Após análise atenta desta situação, a API, em consonância com os editores que distribuíam com a Distrinews II (representando várias dezenas de publicações periódicas), vai analisar as ações passiveis de assegurarem que os direitos e créditos dos editores serão tidos em conta na evolução futura da situação da Distrinews II, para mitigar os inevitáveis e muito graves efeitos económicos e financeiros negativos desta situação.
Recorde-se que a Distrinews II teve origem na Urbanos Press, criada em 2013 pelo grupo Urbanos e pelos jornais Público, A Bola e Diário Económico. Na altura, o objectivo foi adquirir a Logista em Portugal, cuja operação ia ser encerrada.
O Grupo Urbanos ficou então com 70% da sociedade, e os restantes 30% foram repartidos pelos três referidos diários, até então distribuídos pela Logista. Distrinews foi o nome dado originalmente à sociedade, que de seguida adoptou a designação Urbanos Press. O nome foi alterado para Distrinews II em finais de 2016.

7 de Setembro 2017