Dia Nacional da Imprensa 2017

Publicada há 4 meses atrás (Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017)

O Ministro da Cultura, Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, preside à sessão de abertura do Dia Nacional da Imprensa, que decorre esta terça-feira (dia 19 de Dezembro), a partir das 10 horas, na sede da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal), Palácio da Independência, em Lisboa.
Trata-se de uma iniciativa da API (Associação Portuguesa de Imprensa), que anualmente promove esta celebração para debater diversos temas relacionados com o sector.
Para além da mencionada sessão de abertura, o programa deste ano é o seguinte:
10H15 – “Regimes de Apoio à Imprensa”, por Paulo Martins (ISCSP).
10H30 – “Net Viva e Segura” – Tito Rodrigues (DECO Proteste).
11H00 – Mesa Redonda: “Fake News e o modelo de negócio”. Moderador- Carlos Andrade (jornalista – SIC). Participantes: Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura); Eduardo Dâmaso (Director da revista Sábado); Luís Mergulhão (Omnicom Media Group); Octávio Ribeiro (Director Editorial do Correio da Manhã); Paulo Baldaia (Director do Diário de Notícias), Pedro Fonseca (jornalista).
12H15 – Debate.
12H45 – Inauguração da Exposição “A Imprensa Centenária em Portugal”.
13H30 – Almoço livre.
15H00 – Conferência: “A Imprensa Centenária em Portugal”, por António Valdemar (jornalista. escritor, investigador e académico).
16H30 – Conferência: “Uma faixa, uma rota”.
17H00 – Encerramento.
Durante o encontro será ainda feita alusão ao Congresso Mundial de Editores, promovido pela WAN-IFRA, que decorrerá no Estoril em Junho de 2018.